Assessoria de Imprensa
28/05/2025 10h16 | Atualizada em 29/05/2025 06h27
O Brasil produz cerca de 100 milhões de toneladas de resíduos da construção civil por ano, mas ainda enfrenta enormes desafios para dar a destinação correta a esse material.
Para dimensionar o cenário nacional e promover soluções sustentáveis, a Associação Brasileira para a Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) acaba de lançar o Mapa dos Lixões — um projeto para contabilizar o número de lixões no Brasil e cobrar ações para seu encerramento.
Construída com base em dados públicos, levantamentos técnicos e col
...O Brasil produz cerca de 100 milhões de toneladas de resíduos da construção civil por ano, mas ainda enfrenta enormes desafios para dar a destinação correta a esse material.
Para dimensionar o cenário nacional e promover soluções sustentáveis, a Associação Brasileira para a Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) acaba de lançar o Mapa dos Lixões — um projeto para contabilizar o número de lixões no Brasil e cobrar ações para seu encerramento.
Construída com base em dados públicos, levantamentos técnicos e colaborações de especialistas, a ferramenta será lançada em um evento online gratuito, no dia 5 de junho, com transmissão ao vivo.
Segundo a Abrecon, será o primeiro encontro voltado exclusivamente à discussão dos impactos sociais e ambientais do descarte irregular de resíduos da construção.
Entre os palestrantes confirmados estão Hewerton Bartoli, presidente da Abrecon, Levi Torres, coordenador da entidade, e Rafael Teixeira, especialista em transporte e reciclagem de entulho.
Durante o evento, serão debatidos temas como a contaminação do solo, da água e do ar provocada por lixões clandestinos, além da proliferação de doenças e os impactos nas comunidades vulneráveis próximas a essas áreas.
Dados do ICLEI apontam que os aterros sanitários são responsáveis por 4,4% das emissões globais de CO₂, número que pode ser ainda maior nos lixões, em função de incêndios frequentes e falta de controle ambiental.
“O Mapa Abrecon é uma ferramenta estratégica para empresas, governos e sociedade civil entenderem onde estamos falhando e o que precisa ser feito com urgência”, afirma Rafael Teixeira, especialista em reciclagem e logística de resíduos e palestrante do evento.
“A destinação incorreta de entulho gera sérios impactos ambientais, sociais e econômicos, e precisamos agir com dados concretos”, ele adverte.
Com o gratuito, a plataforma também destaca os riscos de contaminação das águas subterrâneas e do solo, além dos prejuízos estruturais causados pela ocupação indevida de áreas aterradas com entulho, muitas vezes utilizadas para construções civis sem avaliação técnica adequada.
Além de evidenciar os locais com maior geração de resíduos, o mapa permite identificar regiões que carecem de infraestrutura para o reaproveitamento adequado, como usinas de beneficiamento, ecopontos e centros de triagem.
Dados da Abrecon mostram que apenas uma fração do total de resíduos é reciclada no Brasil, apesar de seu alto potencial para uso em obras de infraestrutura.
“O setor da construção civil precisa evoluir com responsabilidade ambiental, pois ainda vemos muitos descartes ilegais, terrenos tomados por entulho e áreas urbanas degradadas”, reforça.
“O mapa pode ajudar a virar esse jogo, direcionando investimentos e estimulando a economia circular”, aponta Teixeira.
Serviço
Mapa dos Lixões - Lançamento
Data: 5 de junho
Horário: 18h30
Inscrições: aqui
29 de maio 2025
29 de maio 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade